domingo, 6 de maio de 2018

POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE



Com base neste desenho humorístico, faça o que se pede.

1. Qual é a situação representada nesta charge?
2. Que elementos e personagens Storni usou para fazer uma crítica à República Oligárquica
3. Crie uma charge, ou seja, um desenho bem-humorado de um fato ou acontecimento político da atualidade. Faça uma legenda e, se preferir, elabore balões de fala para as figuras de sua crítica humorística.
4. Quais foram as intenções ideológicas do chargista?

Charge do cartunista Storni, publicada na revista Careta em 1925, referindo-se à política do café com leite.


VOTO DE CABRESTO








Observe a imagem com atenção e responda as questões:



1. Qual é o título da charge?
2. O que o artista representou na sua obra?
3. O que representa a figura feminina?
4. Quais foram as intenções ideológicas do chargista?







Charge de Storni, publicada na revista Careta de 19 de dezembro de 1925, denunciando o sistema eleitoral da primeira república.

domingo, 29 de abril de 2018

FEUDALISMO

1. LEIA O TEXTO ABAIXO:

O jogo de xadrez, apesar de não ter sido inventado na idade média, possui sua configuração de peças baseada na sociedade medieval. Quando o xadrez chegou à Europa Medieval, no século X, suas peças foram adaptadas para a realidade feudal. Popular, o jogo despertou a atenção de reis e membros do alto clero da Igreja Católica. É o retrato da sociedade feudal. Representa o drama do homem medieval para manter uma conduta adequada aos valores morais da época. Vencer no xadrez significa derrotar os pecados que acometem o homem.

Dadas as peças do xadrez marque a alternativa que identifica a sequência correta do grupo social que cada peça representa:

A) servos- castelo- cavaleiros – Igreja Católica- Fiel escudeira do rei – Senhor Feudal.
B) Senhor Feudal – castelo – Igreja Católica – Servos – Senhora Feudal – Rei.
C) Trabalhadores – soldados – cavaleiros – princesas medievais – castelo – Senhor Feudal.
D) Servos – cavaleiros – vilões- Fiel escudeira do rei – senhor feudal – Igreja Católica.


2.  A sociedade feudal tinha uma estrutura hierarquizada, ou seja, dividia-se em grupos mais ou menos imutáveis, constituídos basicamente de clérigos, nobres e camponeses. Na sociedade feudal, a nobreza estava encarregada do comando militar.
A imagem ao lado representa:  


    a)    Um Servo.
    b)   Um Cavaleiro Medieval.
    c)    Um Senhor Feudal
    d)   Um Rei.


3. Além da residência senhorial, o FEUDO dividia-se em três partes principais. Observe a numeração e identifique-as:
A) 1- Casa dos Servos; 2-Terras Coletivas; 3-Manso Senhorial.
B) 1-Manso Servil; 2-Manso Senhorial; 3-Manso comum.
C) 1-Terras Comunais; 2-Castelo; 3-Igreja.
D) 1- Manso Senhorial; 2-Manso Servil; 3-Manso Comum.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

ESTÉTICA


PROVA DE FILOSOFIA - 1º ANO
1. Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
a) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
b) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos;
c) A ênfase no fator beleza;
d) A percepção social pelo público;
e) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.X

2. Eis a afirmação:
“O texto realista representa a realidade, mas não é, de fato, esse ideal de tempo e espaço e personagem, a saber: o que acontece num texto de Flaubert ou de Machado de Assis não aconteceu nem acontece, na realidade, mas é algo factível (...) Se olharmos bem detidamente, a grande farsa se mostra com unhas e dentes.” CARMONE, Luiz Sérgio. Teorias. Ed. Martins Fontes. São Paulo, 1994


“Isto não é um cachimbo”, afirma a frase em francês. A ilustração representa um quadro do pintor belga René Magritte.

Afirma-se corretamente:

a) que um texto realista despreza as noções de tempo e espaço e cria realidades que podem, por coincidência, acaso ou destino, acontecer, de fato.
b) que a arte pode ser um espelho do real, mas nunca o será, assim como um texto literário sempre representará a forma como seu autor enxerga a realidade.X
c) que a arte plástica, assim como a literatura, somente “valem a pena” quando representam uma realidade palpável ao homem.
d) que o sensorialismo, leitura e apreensão visual são instrumentos de uma realidade que vai além da obra, pois se referem ao leitor-espectador (a realidade).
e) que o literato e o artista plástico assemelham-se sempre pela forma como representam a realidade.

3) Complete as lacunas com as opções abaixo e marque a alternativa correta:

___________________ é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades individuais. ___________________o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz-se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.






A) belo, feio
B) estética, arte
C) subjetivo, objetivoX
D) beleza, atitude
E) atitude, beleza





4. Cada pessoa é criada segundo padrões de sua família e local onde vive, sendo moldado pelos costumes, regras e cultura. Sendo assim cada qual gera uma série de expectativas e gostos diferentes, o que confere ao país uma diversidade incrível de pessoas e culturas. Assinale a alternativa correta sobre o gosto:
a) o gosto é igual para todos
b) apesar de diferentes por estarmos num mesmo país geramos gostos muito parecidos
c) é a capacidade de julgamento de cada um.X
d) deve sempre prevalecer a minha opinião.
e) o gosto é uma forma coletiva: “todos os brasileiros gostam de farinha”.

5. “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa:
a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível.
b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista.
c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.
d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.
e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra.

6. O conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitrária e impetuosa da nossa subjetividade. A subjetividade e relação ao sujeito estético precisa estar mais interessada em conhecer do que em preferir. Tendo como base esta afirmação responda:
Afinal, o que é ter gosto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. "GOSTO NÃO SE DISCUTE." O que você acha que opinariam sobre essa máxima uma pessoa que sustente uma posição idealista e outra que defende uma concepção empirista a respeito de beleza? Estariam de acordo com a frase? Por quê?
RESP. 
Tanto os idealistas como os empiristas estariam em desacordo. O idealista diria que "gosto se discute, sim" , pois concebe que a beleza é algo que existe em si mesmo, como ideia: a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma, conforme entendia Platão. Para o empirista, porém, o conceito de beleza se formaria pela experiência concreta, sensível de cada um. Então, o empirista tenderia a considerar, como fez Hume, que gosto é formado em grande parte pela cultura em que vive cada pessoa, sendo, portanto, subjetivo.

terça-feira, 3 de abril de 2018

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL





1- Movimento ideológico criado no século XIX pela Alemanha e que propunha a reunião dos países de origem e língua germânica da Europa em um único Estado.
2 - Movimento apoiado pelo Império Russo em prol da união de todos os povos de origem eslava da Europa oriental, sob a direção dos sérvios.
3- País que liderou a Tríplice Aliança ao lado do Império  Austro-Húngaro e Itália.
4- Nesta cidade o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa foram assassinados dando início a primeira guerra mundial.
5- Diante das disputas imperialistas, as potências da Europa passaram a investir na indústria bélica e na tecnologia de guerra embora não houvesse ameaça concreta de guerra.
6- Eram valas cavadas na terra onde os soldados se protegiam dos ataques do inimigo e aguardavam os próximos acontecimentos da guerra.
7- Este país se manteve neutro no início do conflito, mas depois do bombardeio alemão nos seus navios enviou apoio médico e fornecimento de alimentos e de matérias-primas.
8- Líder socialista que defendia o caminho da diplomacia para resolver os conflitos, foi morto por um militante nacionalista alemão.
9- Principal instrumento da campanha oficial a favor da guerra, servia para convocar voluntários e levantar recursos às campanhas militares.
14- Assinado em 28 de junho de 1919, definiu os termos de paz para o fim da primeira guerra.
10- Indivíduo alistado no exército com a função de defender a pátria.
11- Artefato bélico com uma câmara interna que causa grande explosão.
12- Arma de fogo automática, que em pouco tempo dispara muitos projetes.
13- Carro robusto com blindagem, rodas especiais e com armas de combate acopladas.
Guerras:
14- assinado em 28 de junho de 1919, definiu os termos de paz para o fim da primeira guerra.

FILOSOFIA


É MENTIRA OU É VERDADE?

Um dia muito quente, dizem, a VERDADE passou diante de um rio muito bonito e convidativo, o calor estava incomodando bastante. Então a VERDADE resolveu fazer algo que não era muito costumeiro dela não. Ela resolveu nadar, antes, como era é muito cuidadosa com a sua vestimenta ela pegou a sua roupa ALVA COMO A NEVE dobrou bonitinha e colocou em um ponto que ninguém a visse e foi desnuda se refrescar;
Coincidentemente passava por ali também a MENTIRA também sentindo muito calor resolve também nadar um pouco. Então a Mentira tira a sua vestimenta SUJA E ESFARRAPADA e deixa jogada em qualquer canto e vai logo para o banho.
Passa-se 1 hora a MENTIRA cansa-se de nadar sai da água e procura a sua ROUPA SUJA. Mas não encontra, olhando em volta ela vê a ROUPA DA VERDADE muito bem cuidada a poucos metros dela. Então ela olha e vê a VERDADE ainda dentro d’água. Num lance de distração da verdade e vai e ROUBA-LHE a roupa. E sai toda garbosa e vai embora.
Meia hora depois chega a VERDADE e procura a sua roupa e não consegue achá-la. Fica desesperada e procura, procura. Mais nada. Ai ela olha de lado e vê a ROUPA DA MENTIRA jogada de qualquer jeito ali perto. Muito triste ela vai embora nua porque ela preferiu andar NUA DO QUE SUJA.  Daí o ditado que diz: A VERDADE É NUA E CRUA.
Jesus disse; Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são ELAS MESMO QUE TESTIFICAM DE MIM.
Nestes dias difíceis tem muita MENTIRA andando por ai Transvertida com a roupa da VERDADE portando todo cuidado é pouco porque vivemos um período em que a MENTIRA diz que é a Verdade. E a verdade é chamada de MENTIRA.
   
FILOSOFIA                            Professora: Mírian dos Santos

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Podemos fazer a diferença


Havia um cego sentado na calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "Por favor, ajude-me, sou cego".
Um publicitário que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné, e sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu um texto diferente, voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.
Pela tarde o publicitário voltou a passar pelo cego que pedia esmola, porém agora, o seu boné estava repleto de notas e moedas.
O cego reconheceu as pisadas do publicitário e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali.
O publicitário então respondeu:
- Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras.
E completou:
"Hoje é primavera em Paris e eu não posso vê-la".

Assim, ao alterar-se a perspectiva, novas possibilidades são criadas. Ás vezes uma simples palavra faz a diferença e direciona o barco da vida no sentido da felicidade e da realização. Podemos sim, fazer diferente, depende de cada um de nós.