quarta-feira, 4 de abril de 2018

ESTÉTICA


PROVA DE FILOSOFIA - 1º ANO
1. Estética é a parte da Filosofia que procura investigar os fundamentos da arte e do belo; os diferentes tipos de arte; as relações da arte com a sociedade. Considerando a arte como a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano, seu valor essencial é:
a) A ênfase no fator utilidade, aplicação;
b) O produto de condicionamentos históricos ou ideológicos;
c) A ênfase no fator beleza;
d) A percepção social pelo público;
e) A capacidade de transmitir os sentimentos mais autênticos da natureza humana.X

2. Eis a afirmação:
“O texto realista representa a realidade, mas não é, de fato, esse ideal de tempo e espaço e personagem, a saber: o que acontece num texto de Flaubert ou de Machado de Assis não aconteceu nem acontece, na realidade, mas é algo factível (...) Se olharmos bem detidamente, a grande farsa se mostra com unhas e dentes.” CARMONE, Luiz Sérgio. Teorias. Ed. Martins Fontes. São Paulo, 1994


“Isto não é um cachimbo”, afirma a frase em francês. A ilustração representa um quadro do pintor belga René Magritte.

Afirma-se corretamente:

a) que um texto realista despreza as noções de tempo e espaço e cria realidades que podem, por coincidência, acaso ou destino, acontecer, de fato.
b) que a arte pode ser um espelho do real, mas nunca o será, assim como um texto literário sempre representará a forma como seu autor enxerga a realidade.X
c) que a arte plástica, assim como a literatura, somente “valem a pena” quando representam uma realidade palpável ao homem.
d) que o sensorialismo, leitura e apreensão visual são instrumentos de uma realidade que vai além da obra, pois se referem ao leitor-espectador (a realidade).
e) que o literato e o artista plástico assemelham-se sempre pela forma como representam a realidade.

3) Complete as lacunas com as opções abaixo e marque a alternativa correta:

___________________ é individual, válido para cada sujeito; baseado em valores, preferências, limites e possibilidades individuais. ___________________o que tem validade para todos os indivíduos, não somente para este ou aquele; diz-se do conhecimento que é fundado sobre a observação do objeto.






A) belo, feio
B) estética, arte
C) subjetivo, objetivoX
D) beleza, atitude
E) atitude, beleza





4. Cada pessoa é criada segundo padrões de sua família e local onde vive, sendo moldado pelos costumes, regras e cultura. Sendo assim cada qual gera uma série de expectativas e gostos diferentes, o que confere ao país uma diversidade incrível de pessoas e culturas. Assinale a alternativa correta sobre o gosto:
a) o gosto é igual para todos
b) apesar de diferentes por estarmos num mesmo país geramos gostos muito parecidos
c) é a capacidade de julgamento de cada um.X
d) deve sempre prevalecer a minha opinião.
e) o gosto é uma forma coletiva: “todos os brasileiros gostam de farinha”.

5. “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.”   Pablo Picasso. Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa:
a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível.
b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista.
c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.
d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.
e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra.

6. O conceito de gosto não deve ser encarado como uma preferência arbitrária e impetuosa da nossa subjetividade. A subjetividade e relação ao sujeito estético precisa estar mais interessada em conhecer do que em preferir. Tendo como base esta afirmação responda:
Afinal, o que é ter gosto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. "GOSTO NÃO SE DISCUTE." O que você acha que opinariam sobre essa máxima uma pessoa que sustente uma posição idealista e outra que defende uma concepção empirista a respeito de beleza? Estariam de acordo com a frase? Por quê?
RESP. 
Tanto os idealistas como os empiristas estariam em desacordo. O idealista diria que "gosto se discute, sim" , pois concebe que a beleza é algo que existe em si mesmo, como ideia: a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma, conforme entendia Platão. Para o empirista, porém, o conceito de beleza se formaria pela experiência concreta, sensível de cada um. Então, o empirista tenderia a considerar, como fez Hume, que gosto é formado em grande parte pela cultura em que vive cada pessoa, sendo, portanto, subjetivo.

Nenhum comentário: