segunda-feira, 8 de abril de 2019

O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO


1. Existe um ditado popular português que diz o seguinte: “Vão-se os anéis, mas ficam os dedos”. Pode-se dizer que esse dito representa as práticas do Despotismo Esclarecido, na medida em que:


A) certos monarcas absolutistas, preferiam perder um pouco do seu poder e prestígio adotando algumas das medidas do iluminismo no seu governo para se manter no poder.x
B) todos os reis, abriram mão da fortuna real de seus reinos para atender a proposta iluminista de igualdade financeira pela distribuição dessas riquezas para os súditos.
C) a maioria dos reis foi proibida de usar anéis para evitar que os seus dedos fossem decepados durante as batalhas que esses monarcas travavam contra os iluministas.
D) a uma pequena parcela dos monarcas terem o conhecimento das propostas iluministas que eram consideradas joias do saber e que eram ignoradas nos demais governos.

2.  Nascido em cinco de setembro de 1638, filho mais velho do rei da França com a rainha Ana da Áustria. Após mais de vinte anos de um casamento estéril entre os seus pais o futuro Rei Sol foi considerado como um “presente de Deus”.


O maior representante do absolutismo francês, conhecido como o Rei Sol e autor da frase "O Estado sou eu", foi:
A) Henrique VIII.
B) Felipe II.
C) Carlos V.
D) Luís XIV.

Nenhum comentário: