sexta-feira, 10 de novembro de 2017

DEUSES GREGOS


Gravidez na adolescência: Escolhas e Consequências

A estória de Camila


Camila tem 15 anos e é a filha mais velha, numa família de três irmãos. A sua mãe é secretária em uma grande empresa e trabalha o dia inteiro; à noite, mesmo quando está atarefada, sempre encontra um tempinho para conversar com os filhos e ver se vai tudo bem com eles. O pai também trabalha o dia todo.

Quando terminou a 8ª série, Camila foi com a família de sua melhor amiga passar as férias em Salvador. Era a primeira vez que ela viajava sem a sua própria família e por isso sua mãe lhe fez mil recomendações, mesmo confiando no bom senso da filha e acreditando que havia lhe dado todo tipo de informação possível sobre sexualidade.

O sol, a praia, o calor, tudo era maravilhoso e Camila sentia que estava vivendo o melhor período da sua vida. Teve certeza disso quando conheceu Tiago. Um mineiro de Itajubá, 18 anos, olhos cor de mel.

O namoro corria solto, gostoso, até que um dia Tiago convidou Camila a ir à casa em que ele estava hospedado porque todo mundo tinha ido a Itaparica e eles poderiam ficar toda a tarde juntos, sozinhos e tranquilos. Camila pensou um pouco e resolveu aceitar. Afinal, estava apaixonada e se sentia preparada para iniciar sua vida sexual.

Vamos refletir sobre essa parte da história...

1. Quem teria que pensar na contracepção? Camila ou Tiago? Por quê?

2. Como você imagina que seria um papo sobre contracepção entre os dois? Descreva!

3. Como eles poderiam se prevenir?

As férias acabaram e Camila voltou para casa. Ficava horas pensando naquela tarde, lembrando detalhe por detalhe e escrevendo longas cartas para Tiago. Tiago, por sua vez, também ia lhe escrevendo cartas e mais cartas. Depois de um mês e meio, Camila percebeu que alguma coisa estava acontecendo, tinha enjoos constantes e sua menstruação estava atrasada. Ficou desesperada. "E se eu estiver grávida?", pensou. A mãe de Camila notou que sua filha estava muito agoniada. Nem parecia aquela Camila que tinha voltado tão radiante e apaixonada das férias. È noite, quando voltou do trabalho, foi até o quarto da menina e perguntou- lhe o que estava acontecendo. Quando Camila contou, sua mãe começou a chorar e a lhe dizer que ela tinha lhe dito mil vezes que se prevenisse e que ela tinha que ter tomado esses cuidados. No dia seguinte foram ao médico e veio a confirmação. Camila estava realmente grávida.


Vamos refletir sobre essa parte da história...


4. Como você encara a atitude da mãe de Camila?

5. Como você acha que Camila se sentiu com a notícia?

6. Escreva um texto que represente o seu ponto de vista com relação às responsabilidades que o jovem de hoje deveria assumir na questão do namoro, estudos, amizades, jeito de falar (expressar).

domingo, 15 de outubro de 2017

Amazônia e a Grande Conquista


1. Ao contrário do que “contam” muitos livros, esses índios não foram dizimados, não se extinguiram e resistiram contra quem os queriam destruir. O sangue da herança cultural dessa etnia guerreira e resistente, continua a exaltar-se pelo direito à terra, nas aldeias indígenas ao redor de Novo Céu, principalmente no Município de Autazes. Dentre os vários costumes, destacam-se os rapés que, ingeridos diariamente atuam como estimulantes e normalmente são utilizados pelos pajés ou xamãs para fazerem profecias e adivinhações e, assim, protegerem a tribo de desgraças, como epidemias, enfermidades dos caçadores e também para tornar seu povo mais ágil e alerta.


Analisando o texto e a imagem, concluímos que:   
a) Trata-se de uma guerreira amazonas, inalando o THC que é uma das 400 substâncias produzidas pela planta Canabis Sativa, conhecida popularmente como maconha.
b) É uma representação de um Índio Kokama, de comunidades localizadas no alto e médio Solimões, principalmente nos municípios de Tabatinga e Santo Antônio do Içá, inalando a fumaça do tabaco e rapé.
c) É um Índio Kambeba usando crack. A droga foi obtida a partir da mistura da pasta-base de coca ou cocaína refinada (feita com folhas da planta Erythroxylum coca), com bicarbonato de sódio e água.
d) Trata-se de um Índio Omágua, que habitava na margem direita do Solimões, entre os rios Tefé e Coari.
e) É um Índio Mura, oriundo da região do Amazonas, aspirando Paricá, usado como alucinógeno ou como veneno em flechas.

2. Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras. Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.

Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
a) Inglaterra e França
b) Holanda e Itália
c) Portugal e Espanha
d) Alemanha e Noruega

e) Itália e Portugal

Valores - Ensino Religioso

VALORES QUE APROXIMAM AS PESSOAS, Diná Raquel


Muitas pessoas se reúnem em comunidades religiosas a fim de vivenciar coletivamente a fé. As religiões ou igrejas podem ajudar as pessoas a buscarem compreensão sobre o sentido da vida, a enfrentarem com coragem e esperança os momentos difíceis, como a doença, a morte, bem como celebrarem e compartilharem os momentos felizes da vida.
As religiões podem também ensinar valores importantes, contribuindo com a humanização dos indivíduos, como por exemplo, a aceitação fraterna das pessoas, o exercício do diálogo, da valorização da vida, da caridade, da solidariedade, do sentimento do amor que se manifesta por meio de atitudes de respeito e carinho para com os outros. Praticamente todas as tradições religiosas do mundo falam sobre estes valores éticos. Dê só uma olhada:
Cristianismo: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles.” (Mateus 7,12).
Islamismo: “Nenhum de vós sois um fiel autêntico até devotar pelo próximo o amor que devotais a vós mesmos.” (Maomé).
Budismo: “Não firais os outros com o que vos fere.” (Buda).
Hinduísmo: “Eis a súmula de todo dever: não façais aos outros o que, se fosse feito a vós, vos causaria dor.” (Mahabharata, livro sagrado hindu)
Judaísmo: “O que é odioso a vós, não façais aos outros.” (Hillel, mestre judeu).
ATIVIDADES
1. Responda as questões abaixo:
a) Para que as pessoas se reúnem em comunidades religiosas?
b) Como as religiões e igrejas podem ajudar as pessoas?
c) Como as religiões podem contribuir com a humanização dos indivíduos?

2. Escolha um ensinamento ético das religiões trabalhadas e produza um bonito cartaz em uma folha de papel A4. Depois, se preferir faça sua exposição para seus colegas. Seja criativo!!

Chegada dos Portugueses / 7º ANO







Espantado viu-se o indígena ao chegar das caravelas!
Era Cabral achando que aqui eram as Índias! E sem querer, querendo, numa nau ele atracou, abaixou as velas e aqui se apresentou:
Olá! Eu sou Cabral! E você quem é?
Sou indígena, aqui sou morador! Caço, vivo nessa terra verdejante cheia de cor!
E assim se fez um laço, um passo ao futuro:
Adentrado as matas, desbravando seus costumes. Tupi-Guarani, Tupinambá, Tupiniquim, Caeté, Potiguar. Todos falantes da Língua Tupi! Mostraram a Cabral a cultura daqui. Homens, mulheres, cada qual com função: pesca e caça, cozinha, artesão – Muita cultura! Gente a trabalhar! Já existiam antes de Cabral chegar! Assim, nem tudo foi tão tranquilo: muitos sofreram, outros desistiram... Hoje sabemos da contribuição desse encontro pra nossa nação!
E assim quando Cabral viu as maravilhas e belezas da terra: o grande povo que aqui havia, porém nada ficou como era: muito se perdeu com as guerras, as armas de fogo e as doenças trazidas pelo homem branco em suas vindas e idas e que o índio muitas vezes não suportou.

Mas hoje não seriamos esse grande povo sem os nossos antepassados indígenas, e toda imensa cultura que herdamos e carregamos em nossa fala, nossas casas e em toda nossa vida!
Vídeos disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lWlD7GEji5Y

Astecas - 7º Ano/Atividades

Leia o texto a seguir e, depois observe a bandeira do México para responder a questão 1 e 2.

Muitas características culturais dos indígenas americanos estão, ainda hoje, presentes nas culturas dos povos latino-americanos.



Segundo a lenda, os astecas saíram em busca de um lugar que os deuses lhes haviam prometido. Deveriam procurar uma águia pousada num cacto, com uma serpente no bico. Encontraram a águia numa pedra, numa ilha do lago Texcoco, e ali se estabeleceram. MACHADO, Ana Maria, Explorando a América latina, São Paulo, Ática, 1997.


1. Que elementos da lenda asteca podem ser identificados na bandeira do México?

a) Os elementos que podem ser observados são a águia pousada em cima de um cacto com uma serpente presa no seu bico.
b) Podemos identificar como elementos o vermelho representando o derramamento de sangue pelos que lutaram na independência.
c) As marcas da lenda asteca estão nas cores: o “branco", significa o desejo pela paz, o "vermelho", simboliza o céu e os rios e o "verde", simboliza as matas (a rica floresta).
d) Não existe nenhum elemento da lenda asteca presente na bandeira do México.

2. Por que os mexicanos adotaram em sua bandeira um símbolo asteca?

a) Provavelmente pela relação que os mexicanos teriam com a devoção dos pássaros, além de representar as cores do brasão da família real.
b) Os mexicanos adotaram um símbolo asteca em sua bandeira atual porque eles se sentem descendentes e herdeiros desse povo pré-colombiano que viveu na região onde hoje se localiza o México.
c) Temendo a revolta dos deuses mexicanos.
d) Os mexicanos adotaram como um elo entre os seres humanos e o deus Huitzilopochtli.





HEBREUS - ATIVIDADES 6º ANO


Leia o texto a seguir com atenção e responda as questões 1 e 2.                            

No Egito Antigo os hebreus – antepassados dos judeus – eram escravos, submetidos à opressão. O faraó, monarca dos egípcios, determinou que todos os meninos hebreus fossem mortos. Salvou-se um deles, chamado Moisés: sua mãe, Jochebed, colocou-o num cestinho no rio Nilo. A filha do faraó encontrou o bebê e decidiu criá-lo. Homem feito, Moisés se indignou com a escravidão dos hebreus e exigiu do faraó que libertasse seu povo. Para dobrar o faraó, Deus lançou dez terríveis pragas sobre os egípcios. Por fim, os hebreus partiram e, chefiados por Moisés, levaram quarenta anos atravessando o deserto rumo à Terra Prometida.  Scliar, Moacyr. ABC do mundo judaico. São Paulo. 2007.
1. Com base na leitura do texto, Moisés foi criado como um:
a) hebreu
b) filisteu
c) egípcio
d) palestino

2. Qual foi a atitude de Moisés diante da situação em que seu povo se encontrava no Egito?
a) Fez uma aliança com o faraó e se colocou contra o povo hebreu
b) Ele reagiu exigindo que o faraó libertasse seu povo.
c) Fugiu para o deserto deixando os hebreus no Cativeiro.
d) Ele conversou com o faraó e, depois enviou sobre os hebreus as Dez Pragas.