Professora: Mírian dos Santos
terça-feira, 3 de março de 2015
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
terça-feira, 12 de agosto de 2014
A vida não é somente flores!!!!
Quão bom seria se não existissem as dificuldades. Mas, o fracasso nos ensina em que ponto devemos melhorar>
terça-feira, 22 de abril de 2014
HISTÓRIA DO BRASIL
História do Brasil.
"Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, o Brasil foi uma colônia de
Portugal. No século XIX não era mais; tornara-se um país independente
politicamente. Durante trezentos anos,
as vidas dos habitantes da Colônia estiveram submetidas aos interesses da
Metrópole. Nas primeiras décadas do século passado, deixaram de estar, e muitos
daqueles habitantes tornaram-se cidadãos de um novo país - o Império do
Brasil". (Ilmar
Rohloff de Mattos e Luiz Affonso Seigneur de Albuquerque - Independência ou
morte. A emancipação política do Brasil, p.3) RJ - Ed. Atual – 1994.
a) EXPLIQUE dois mecanismos
utilizados pelos colonizadores portugueses para submeter as vidas dos
habitantes da Colônia aos seus interesses, durante os séculos XVI, XVII e
XVIII.
b) Levando em consideração tanto as
rupturas ou descontinuidades quanto as permanências ou continuidades entre o
Brasil Colônia e o Império do Brasil, EXPLIQUE duas razões por que NEM TODOS
os habitantes se tornaram cidadãos do novo país independente, no início do
século XIX.
A história da capoeira começa no
Brasil, no século XVI, pois se relaciona com a mão de obra escrava africana que
foi muito utilizada principalmente nos engenhos do Nordeste. Os escravos estavam
proibidos, pelos senhores de engenho, de praticar qualquer tipo de luta, por
esse motivo, eles utilizaram ritmos e movimentos de suas danças africanas para
criar um tipo de luta, surgindo assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada
de dança. Era importante saber lutar, porque dessa forma eles poderiam se
defender, por exemplo, dos capitães do mato.
A prática da capoeira ocorria em
terreiros próximos às senzalas e, além de defesa, servia para a preservação da
cultura, para o alívio do cansaço do trabalho e para a manutenção da saúde
física. Muitas vezes as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos chamados
de capoeira ou capoeirão. Do nome desse lugar surgiu o nome da luta. Até o ano
de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como
violenta e subversiva. No entanto, foi nesse mesmo ano que um importante
capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente
Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a considerou um
esporte nacional.
(http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm
Acesso em: 11.10.2013. Adaptado)
Sobre a
capoeira, é valido afirmar que
(A) apresentava aspectos puramente lúdicos e
religiosos.
(B) foi proibida pelo presidente Vargas, pois essa
prática era vista como violenta e subversiva.
(C) era uma manifestação artística que ocorria para
comemorar o final das colheitas realizadas pelos escravos.
(D) era praticada pelos escravos com o objetivo de
burlar a proibição das lutas pelos senhores de engenho.
(E) nasceu e era praticada, na África, como uma
luta marcial e, ao chegar ao Brasil, os negros a adaptaram ao contexto da escravidão.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
SOCIOLOGIA - GRUPOS SOCIAIS/FAMÍLIA
Leia a música dos Titãs.
Família, família
Papai, mamãe, titia
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe não dão nenhum tostão,
Família ê, Família a Família [...]
Família, família
Vovô, vovó, sobrinha,
Família, família
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente
Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão. [...]
a)
Os Titãs, em sua canção, ironizam algumas atitudes típicas da família, destaque-as e
apresente as críticas que eles promovem com essa ironia.
b)
APRESENTE o contraste entre a família do século
passado e a família atual. EXPLIQUE como isso influencia diretamente no jeito
de ser da escola.
c) CITE
algumas situações do cotidiano em que há direta ou indiretamente, a influência
da religião na vida das pessoas.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
SOCIOLOGIA - As novas tecnologias e a invenção das redes sociais.
Por que postamos fotos de quando éramos criança em
nosso perfil do Fecebook? Por Cristiano Bodart
Acredito que todos os usuários de
Facebook notaram a onda de uso de fotos de perfis de quando o dono da conta era
ainda criança, ou ainda de seu filho pequeno. “Certamente cada pessoa tem sua
motivação pessoal”, diriam muitas pessoas. Para a Sociologia os eventos que se
repetem entre um número significativo de indivíduos merece uma atenção maior
para serem compreendidos. A resposta de que “certamente cada pessoa tem sua
motivação pessoal” não esclarece o fato, uma vez que não trata-se de uma mera
coincidência de milhões de pessoas fazerem a mesma coisa; pelo contrário, a luz
da Sociologia é possível buscar e talvez encontrar uma regularidade existente,
assim como uma motivação para além da motivação pessoal. Tentarei levantar
alguns caminhos para reflexão sociológica.
Teriam os usuários do Facebook apenas despertado um interesse
em homenagear as crianças? Acredito que não é apenas o
princípio da homenagem o elemento motivador, haja visto que existe o dia do
idoso e nem por isso há uma onda de postagem de fotos dos seus avós. Levando em
conta a hipótese de que a motivação está muito mais relacionada a si mesmo do
que às outras crianças.
A ideia de criança, ao longo da
História, foi-se construindo até chegar ao que entendemos hoje: período de
inocência, de dependência, de despreocupação com compromissos e de pensamentos
e atitudes sinceras. É, a meu ver, essa imagem de “criança” - em contraposição
a ideia de “adulto” – que parece motivar o desejo de “vender uma imagem” à sua
rede de relacionamento
via Fecebook.
A “Consciência
Coletiva” (conceito de Durkheim) é a impulsora de tal atitude. A
ideia de que a criança é inocente, dependente de atenção, despreocupada com as
futilidades da vida e marcada por pensamentos e atitudes sinceras que motiva os
indivíduos a buscarem emitir tais valores aos amigos. Ainda que não seja uma
ação pensada racionalmente, busca-se transmitir que valoriza e/ou busca tais
princípios infantis, ao mesmo tempo que emite a mensagem de que os “adultos”
devem rever seus “passos”.
Outro elemento motivador é a
necessidade de fugir dos excessos de responsabilidades, de se “esconder” dos
males do mundo. Voltar a ser criança, ainda que no imaginário, seria voltar a
viver “tempos que não voltam”, tempos onde a amizade era desinteressada, onde
as coisas mais simples nos impressionavam, época em que o mundo nos deixava
admirados... época que sem que percebêssemos filosofávamos sobre tudo e todos,
isso independente de sua importância no mundo dos adultos.
Postar uma foto de quando éramos
crianças é uma fuga, ainda que não eficaz, do mundo dos adultos e a tentativa
de retornar no tempo em busca de princípios e perspectivas do mundo que parecem
extintos no mundo dos adultos.
Professora:
Mírian dos Santos.
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