quarta-feira, 19 de novembro de 2014

FORMAÇÃO NO GM3 SOBRE O SISMÉDIO. PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

A vida não é somente flores!!!!






Quão bom seria se não existissem as dificuldades. Mas, o fracasso nos ensina em que ponto devemos melhorar>

terça-feira, 22 de abril de 2014

HISTÓRIA DO BRASIL


História do Brasil.
  "Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, o Brasil foi uma colônia de Portugal. No século XIX não era mais; tornara-se um país independente politicamente. Durante trezentos anos, as vidas dos habitantes da Colônia estiveram submetidas aos interesses da Metrópole. Nas primeiras décadas do século passado, deixaram de estar, e muitos daqueles habitantes tornaram-se cidadãos de um novo país - o Império do Brasil". (Ilmar Rohloff de Mattos e Luiz Affonso Seigneur de Albuquerque - Independência ou morte. A emancipação política do Brasil, p.3) RJ - Ed. Atual – 1994.  
a)      EXPLIQUE dois mecanismos utilizados pelos colonizadores portugueses para submeter as vidas dos habitantes da Colônia aos seus interesses, durante os séculos XVI, XVII e XVIII.
b)      Levando em consideração tanto as rupturas ou descontinuidades quanto as permanências ou continuidades entre o Brasil Colônia e o Império do Brasil, EXPLIQUE duas razões por que NEM TODOS os habitantes se tornaram cidadãos do novo país independente, no início do século XIX.


A história da capoeira começa no Brasil, no século XVI, pois se relaciona com a mão de obra escrava africana que foi muito utilizada principalmente nos engenhos do Nordeste. Os escravos estavam proibidos, pelos senhores de engenho, de praticar qualquer tipo de luta, por esse motivo, eles utilizaram ritmos e movimentos de suas danças africanas para criar um tipo de luta, surgindo assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Era importante saber lutar, porque dessa forma eles poderiam se defender, por exemplo, dos capitães do mato.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas e, além de defesa, servia para a preservação da cultura, para o alívio do cansaço do trabalho e para a manutenção da saúde física. Muitas vezes as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos chamados de capoeira ou capoeirão. Do nome desse lugar surgiu o nome da luta. Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como violenta e subversiva. No entanto, foi nesse mesmo ano que um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a considerou um esporte nacional.
(http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm
Acesso em: 11.10.2013. Adaptado)

Sobre a capoeira, é valido afirmar que
(A) apresentava aspectos puramente lúdicos e religiosos.   
(B) foi proibida pelo presidente Vargas, pois essa prática era vista como violenta e subversiva.   
(C) era uma manifestação artística que ocorria para comemorar o final das colheitas realizadas pelos  escravos.   
(D) era praticada pelos escravos com o objetivo de burlar a proibição das lutas pelos senhores de engenho.   
(E) nasceu e era praticada, na África, como uma luta marcial e, ao chegar ao Brasil, os negros a  adaptaram ao contexto da escravidão.     

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

SOCIOLOGIA - GRUPOS SOCIAIS/FAMÍLIA


        Leia a música dos Titãs.

 Tarsila do Amaral, 1925.

FAMÍLIA

Família, família
Papai, mamãe, titia
Família, família
Almoça junto todo dia,
Nunca perde essa mania.
Mas quando a filha quer fugir de casa
Precisa descolar um ganha-pão
Filha de família se não casa
Papai, mamãe não dão nenhum tostão,
Família ê, Família a Família [...]
Família, família
Vovô, vovó, sobrinha,
Família, família
Janta junto todo dia
Nunca perde essa mania
Mas quando o nenê fica doente

Procura uma farmácia de plantão
O choro do nenê é estridente
Assim não dá pra ver televisão. [...]


     a)       Os Titãs, em sua canção, ironizam algumas atitudes típicas da família, destaque-as e apresente as críticas que eles promovem com essa ironia.
 b)       APRESENTE o contraste entre a família do século passado e a família atual. EXPLIQUE como isso influencia diretamente no jeito de ser da escola. 
c) CITE algumas situações do cotidiano em que há direta ou indiretamente, a influência da religião na vida das pessoas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SOCIOLOGIA - As novas tecnologias e a invenção das redes sociais.




Por que postamos fotos de quando éramos criança em nosso perfil do Fecebook?                     Por Cristiano Bodart
Acredito que todos os usuários de Facebook notaram a onda de uso de fotos de perfis de quando o dono da conta era ainda criança, ou ainda de seu filho pequeno. “Certamente cada pessoa tem sua motivação pessoal”, diriam muitas pessoas. Para a Sociologia os eventos que se repetem entre um número significativo de indivíduos merece uma atenção maior para serem compreendidos. A resposta de que “certamente cada pessoa tem sua motivação pessoal” não esclarece o fato, uma vez que não trata-se de uma mera coincidência de milhões de pessoas fazerem a mesma coisa; pelo contrário, a luz da Sociologia é possível buscar e talvez encontrar uma regularidade existente, assim como uma motivação para além da motivação pessoal. Tentarei levantar alguns caminhos para reflexão sociológica.
Teriam os usuários do Facebook apenas despertado um interesse em homenagear as crianças? Acredito que não é apenas o princípio da homenagem o elemento motivador, haja visto que existe o dia do idoso e nem por isso há uma onda de postagem de fotos dos seus avós. Levando em conta a hipótese de que a motivação está muito mais relacionada a si mesmo do que às outras crianças.
A ideia de criança, ao longo da História, foi-se construindo até chegar ao que entendemos hoje: período de inocência, de dependência, de despreocupação com compromissos e de pensamentos e atitudes sinceras. É, a meu ver, essa imagem de “criança” - em contraposição a ideia de “adulto” – que parece motivar o desejo de “vender uma imagem” à sua rede de relacionamento via Fecebook.
A “Consciência Coletiva(conceito de Durkheim) é a impulsora de tal atitude. A ideia de que a criança é inocente, dependente de atenção, despreocupada com as futilidades da vida e marcada por pensamentos e atitudes sinceras que motiva os indivíduos a buscarem emitir tais valores aos amigos. Ainda que não seja uma ação pensada racionalmente, busca-se transmitir que valoriza e/ou busca tais princípios infantis, ao mesmo tempo que emite a mensagem de que os “adultos” devem rever seus “passos”.
Outro elemento motivador é a necessidade de fugir dos excessos de responsabilidades, de se “esconder” dos males do mundo. Voltar a ser criança, ainda que no imaginário, seria voltar a viver “tempos que não voltam”, tempos onde a amizade era desinteressada, onde as coisas mais simples nos impressionavam, época em que o mundo nos deixava admirados... época que sem que percebêssemos filosofávamos sobre tudo e todos, isso independente de sua importância no mundo dos adultos.
Postar uma foto de quando éramos crianças é uma fuga, ainda que não eficaz, do mundo dos adultos e a tentativa de retornar no tempo em busca de princípios e perspectivas do mundo que parecem extintos no mundo dos adultos.


                                                      Professora: Mírian dos Santos.