segunda-feira, 19 de novembro de 2018

FLOR SÍMBOLO DA ABOLIÇÃO


Na década de 1880, o movimento abolicionista conquistou força, e o debate pela Abolição espalhou-se entre a população. Em uma ação de propaganda, o movimento abolicionista utilizou uma flor como símbolo. Selecione a alternativa que indica que flor era essa:
a) Girassol
b) Margarida
c) Lírio
d) Camélia

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

GRÉCIA ANTIGA


LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES 01, 02 e 03.

A ASTÚCIA DE ULISSES


As aventuras de Ulisses (em grego: Odisseu) são contadas, essencialmente, na Odisseia, um dos poemas do poeta grego Homero. O herói era rei de Ítaca, uma ilha grega do mar Iônio. Era casado com Penélope e tinha um filho, Telêmaco. Alguns episódios dessas aventuras são muito conhecidos. Entre eles, conta-se o da caverna do Ciclope e o do Canto das Sereias.
O país dos Ciclopes ficava na Sicília. Aí desembarcou Ulisses e os companheiros, levando odres cheios de vinho, para darem em agradecimento pela hospitalidade a quem eventualmente viessem a encontrar. Entraram numa caverna, onde encontraram comida, mas foram surpreendidos pelo regresso de quem lá morava, o Ciclope Polifemo, monstro gigantesco com um só olho no meio da testa, que os fez prisioneiros e se preparava para comê-los. Ulisses foi então dando vinho ao Ciclope, que se deliciou com ele e, em reconhecimento pelo saboroso presente, prometeu ao herói que o devoraria em último lugar e perguntou como se chamava. Ulisses respondeu: ‘Ninguém’.
Bebido o vinho até à última gota, Polifemo adormeceu. Ulisses e os companheiros que ainda não tinham sido comidos aproveitaram para lhe furar o único olho e o cegar. Aos gritos de pedido de ajuda do gigante, acorreram os outros Ciclopes, que lhe perguntavam quem o cegara. Mas, como Polifemo respondia: ‘Ninguém’, foram embora convencidos de que ele não estava no seu perfeito juízo. De manhã, quando o rebanho de Polifemo saía da caverna para ir pastar, Ulisses e os companheiros sobreviventes conseguiram fugir agarrados à barriga dos animais: o Ciclope, cego, passava-lhes a mão pelo dorso para perceber quem saía e não se dava conta de que os homens iam ‘colados’ ao ventre dos bichos. E assim se salvaram, mais uma vez graças à astúcia de Ulisses.

O episódio das Sereias aconteceu junto a uma ilha do Mediterrâneo. As Sereias tocavam e cantavam uma música maravilhosa que enfeitiçava todos quantos passavam junto da ilha e a ouviam. Fascinados, os navios aproximavam-se demasiado das costas rochosas, naufragavam e os marinheiros eram prontamente devorados pelas Sereias. Ulisses, que ia passar no local, tomou as suas providências, pois queria ouvir o Canto das Sereias sem, no entanto, correr perigo ou pôr em risco os companheiros e os barcos. Para isso, mandou aos marinheiros e remadores que tapassem os ouvidos com cera e que o amarrassem, muito bem preso, ao mastro da embarcação. Em seguida avisou-os de que não poderiam libertá-lo em circunstância alguma, mesmo que ele o ordenasse ou implorasse insistentemente. Assim conseguiu ouvir a beleza do canto e, simultaneamente, evitar o perigo mortal que todos corriam.

As aventuras acima mencionadas são narradas:

A) Pelo rei de Ítaca, no poema Odisseia.
B) Por Odisseu, no poema Ulisses.
C) Pelo poeta Homero, no poema Odisseia.
D) No livro de Homero, chamado Iliada.

___________QUESTÃO 02___________ (1.0)

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

I. Ulisses se livrou de ser comido imediatamente pelo ciclope porque deu-lhe vinho.

II. Polifemo, um dos companheiros de Ulisses, conseguiu fugir agarrando-se ao corpo dos animais do rebanho.

III. Ulisses e os companheiros conseguiram fugir porque o monstro estava bêbado.

IV. Os ciclopes julgaram que Polifemo estava louco porque afirmava que Ninguém o tinha cegado.

A) Somente as afirmações I, II e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmações I e IV são verdadeiras.
C) Somente as afirmações II e III são verdadeiras.
D) Todas as afirmações são verdadeiras.

___________QUESTÃO 03___________ (1.0)
  Qual é a história desse personagem?

A) Trata-se do lendário herói grego, Odisseu, rei de Ítaca, uma pequena ilha no mar Jónico, onde viveu com sua esposa Penélope.
B) Este personagem é Zeus, considerado o deus dos deuses.
C) É do guerreiro Aquiles que acabou morrendo por uma simples flecha em seu calcanhar.
D) Este personagem é do poeta Homero que viveu muitas aventuras na Grécia Antiga.

___________QUESTÃO 04___________ (1.0)
Observe a imagem:

















 Ela retrata

A) a entrada dos gregos com o cavalo de Tróia, episódio que marcou a derrota dos gregos.
B) a vitória dos 300 de Esparta sobre os persas.
C) a derrota dos deuses gregos através de um cavalo de madeira feito por Aquiles.
D) a vitória dos troianos contra os espartanos.

___________QUESTÃO 05___________ (1.0)

“Representando pequeno numero em relação à outras classes, eles estavam constantemente preparados para enfrentar quaisquer revoltas, daí a total dedicação à arte militar.
A agricultura, o comércio e o artesanato eram considerados indignos para  o (...), que, desde cedo, se dedicava às armas. Aos 7 anos, deixava a família, sendo educado pelo Estado, que procurava fazer dele um bom guerreiro, ensinando-lhe a lutar, a manejar armas e a suportar as fadigas e a dor. Sua educação intelectual era bastante simples (...).
Aos 20 anos, o (...) entrava para o serviço militar, que só deixaria aos 60, passando a viver no acampamento, treinando constantemente para as coisas da guerra (...). Apesar de ser obrigatório o casamento após os 30 anos, sua função era simplesmente a de fornecer mais soldados para o Estado.”
A transcrição anterior refere-se aos cidadãos que habitavam:

a. Atenas.
b. Creta.
c. Esparta.
d. Roma.